sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Conheça os benefícios da fisioterapia para pacientes vítimas de AVE

Veja como as propriedades terapêuticas da água podem ajudar na recuperação de pacientes com Acidente Vascular Encefalico:

O Acidente Vascular Encefalico (AVE), chamado popularmente de derrame, é uma obstrução ou rompimento de um vaso sanguíneo cerebral, que pode evoluir com déficits neurológicos. Dados atuais mostram que ocorrem cerca de 20 milhões de novos casos de AVE no mundo, e que 1/3 dos casos não fatais evolui com sequelas, sendo essa enfermidade a maior causa mundial de incapacidade. As sequelas às quais as pessoas que sofreram AVE estão sujeitas variam conforme a localização e a extensão da lesão. Tais consequências envolvem alterações sensoriais, cognitivas e limitações motoras, como a paralisia ou paresia de um lado do corpo, que dificultam a realização adequada das atividades da vida diária. 

"Dados atuais mostram que ocorrem cerca de 20 milhões de novos casos de AVE no mundo, e que 1/3 dos casos não fatais evolui com sequelas, sendo essa enfermidade a maior causa mundial de incapacidade".


A dificuldade do paciente em dominar o início do movimento e o controle motor voluntário, gera redução da Amplitude de Movimento (ADM) e da força muscular, podendo interferir inclusive no ‘caminhar’, através de alterações na velocidade, comprimento dos passos, equilíbrio e reações de proteção. Diante desse quadro, o fisioterapeuta tem como objetivo identificar as funções prejudicadas e estimulá-las visando à melhora da funcionalidade e da qualidade de vida do paciente, bem como a sua reinserção social. 
A fisioterapia aquática, recurso terapêutico realizado em uma piscina aquecida utilizando técnicas específicas, tem como objetivo reabilitar os distúrbios funcionais, manter as funções preservadas e prevenir novos agravos. Ela está fundamentada nos princípios físicos da água como flutuação, densidade, pressão hidrostática e viscosidade. As técnicas empregadas vão desde movimentos passivos até exercícios ativos com ou sem cargas resistivas, além de técnicas particulares como Watsu e Halliwick.



O meio aquático proporciona estimulação sensorial global que envolve os sistemas visual, auditivo, tátil, vestibular e proprioceptivo. Esse ambiente favorece a reabilitação através da facilitação do movimento e da redução das sobrecargas articulares geradas pela diminuição da ação da gravidade, proporcionando ao paciente uma maior ADM, permitindo a realização de atividades difíceis no solo. Outro benefício da terapia aquática é a sustentação causada pela viscosidade da água juntamente com a pressão hidrostática, auxiliando o paciente a manter-se em pé de forma mais independente e por um maior período de tempo.

"As propriedades da água, os materiais utilizados e as condutas adotadas podem facilitar ou dificultar as atividades durante a terapia aquática".


As propriedades da água, os materiais utilizados e as condutas adotadas podem facilitar ou dificultar as atividades durante a terapia aquática. A produção de turbulência, por exemplo, cria um meio instável enfatizando o treino das reações de equilíbrio e proteção. Por outro lado, a própria viscosidade desse meio permite um maior tempo de resposta motora, facilitando assim o aprendizado das reações nas situações de desequilíbrio. Dessa forma, é possível modificar o meio aquoso de diversas maneiras, adequando-o a cada situação terapêutica desejada.

Dentre os diversos benefícios da hidroterapia, já comprovados cientificamente, encontram-se o aumento da ADM ," amplitude de movimento ", a redução da tensão muscular, reeducação dos músculos paralisados com consequente melhora da força e da resistência muscular, analgesia, adequação do equilíbrio, além da evolução do desempenho das atividades funcionais e da caminhada.

Essas razões e as recentes evidências científicas mostram a Fisioterapia Aquática como um importante recurso na reabilitação dos pacientes com AVE, promovendo a melhora do desempenho funcional e a consequente devolução da autoconfiança e independência desses indivíduos.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário